Sobre mãe e filha vivendo no Mc Donald´s

A notícia sobre mãe e filha que estão morando em um McDonald´s no Leblon, bairro nobre da zona sul carioca, ganhou as redes sociais e com isso muitos comentários, dos mais variados matizes. Alguns, porém, chamaram a atenção pela agressividade em voga nas redes sociais.

Desconhecemos a origem e os compromissos espirituais de cada um. Aliás, na maioria das vezes ignoramos as nossas origens e compromissos espirituais porque não nos conhecemos o suficiente ainda, que dirá do próximo. 

Essa falta de caridade tomou conta das redes sociais. Por desconhecermos a origem dos problemas vividos pela família, cabe ao Espírita aplicar os ensinamentos doutrinários para analisar a situação.

O primeiro ponto é a Caridade. Vicente de Paulo, na Revista Espírita de 1858 disse: "sede bons e caridosos: essa a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém neste preceito: 'Amai-vos uns aos outros'". A caridade, nesse caso, inicia com a busca pelo equilíbrio na hora de analisar a situação.

Alguém já dormiu uma única noite na rua, sem o conforto de uma cama, por mais simples que seja? Alguém já precisou merecer a caridade de outra pessoa para as necessidades básicas de higiene, por um dia?
Agora, imaginem isso por meses a fio...

É uma situação difícil e lamentável, que merece nossa consideração. E se fosse conosco? E se estivéssemos naquele lugar?

O Espiritismo esclarece que, aquilo que se vive na atualidade possui duas grandes fontes: as experiências de vidas passadas e a educação da vida presente. Desconhecemos o que essa família fez em vidas passadas para merecer passar por situação tão difícil. Sabemos muito pouco sobre o que viveram na vida presente e que resultou tamanha provação. Contudo, mesmo que se conhecessem todos os meandros da vida dessas pessoas, cabe ao Espírita, em primeira mão, ser caridoso e vibrar para que essas pessoas vençam tão dura experiência.

Os "diagnósticos" poderiam ser muitos que se resumem a orgulho e egoísmo. Todavia, algum de nós estaria isento de tais cometimentos?

Diante desse cenário de dúvidas e incertezas sobre a luta do próximo, a Doutrina Espírita nos convida a sermos fraternos e caridosos, desenvolvendo a empatia. 

Podemos ajudar sem julgar? Enviemos orações para que todos os envolvidos encontrem consolo e esclarecimento. Demover o orgulho do comportamento humano requer dedicação e auxílio do próximo. Não críticas. 

Pensemos com carinho! Sejamos fraternos! Vibremos paz!

Link para a reportagem - Portal G1

Comentários