Nova "aba" - SABEDORIA & AMOR

Estamos em constantes modificações no blog, visando o aperfeiçoamento, enquanto a ferramenta tecnológica comportar! Por isso inauguramos mais um espaço ("aba"): SABEDORIA & AMOR.

Qual seu objetivo?

Allan Kardec em seu esplendoroso trabalho de síntese na organização da Doutrina dos Espíritos, compreendeu a importância de se estudar os ensinamentos de Jesus de uma forma diferente.

Na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec classifica o conteúdo de estudo dos Evangelhos em cinco partes:

  • Atos comuns da vida do Cristo
  • Os milagres
  • As predições
  • As palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e
  • O ensino moral
Explica ainda o Codificador, que as quatro primeiras classificações apresentam algum conteúdo que pode ser controverso em função das diversas interpretações possíveis e já defendidas ao longo da história do Cristianismo. Contudo, diante da última, "conservou-se constantemente inatacável". 

Com base nesse pressuposto doutrinário (o ensino moral dos Evangelhos), serão postados nesse espaço, estudos a respeito do Evangelho de Jesus, exclusivamente com o objetivo de auferir informações e conhecimentos edificantes que sirvam de inspiração para o desenvolvimento da "Sabedoria & Amor" que Jesus conseguiu legar-nos como elemento renovador e importante para a transformação que tanto ansiamos.

As fontes de consultas utilizadas nesse espaço seguirão o propósito livre pensador que permeia a construção do blog e, por isso, entendemos que há espaço para obtenção de conteúdos edificantes em diversas fontes, doutrinárias ou não, desde que analisadas, explicadas e apresentadas de forma a deixar claro quando seu conteúdo servir apenas de inspiração para as reflexões e provocações costumeiras, daquele que é eminentemente doutrinário, extraído das obras fundamentais (Allan Kardec) e obras consideradas doutrinárias (envolvendo encarnados e desencarnados).

Esse entendimento é decorrente ainda das orientações de Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que considera ser o aspecto moral dos ensinamentos de Jesus, "o terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-sequaisquer que sejam suas crenças, porquanto jamais ele constituiu matéria das disputas religiosas, que sempre e por toda a parte se originaram das questões dogmáticas."

Evidentemente, as "interpretações" a respeito do sentido moral, em função da diversidade e da compreensão sobre os ensinamentos de Jesus, serão diferentes e poderão variar bastante se comparadas entre si e com outros pensamentos existentes no meio espírita. Essa riqueza de diversidade permite que o educando amplie seu campo de visão e entendimento, facultando-lhe maior acesso às informações doutrinárias de forma refletida, compreendida e melhor sentida.

Assim sendo, é possível perceber que o estudo moral dos ensinamentos de Jesus apresenta um poderoso recurso terapêutico, capaz de sensibilizar corações em quaisquer pensamentos religiosos, bem como oferecer entendimento superior a respeito dos desafios da vida. É nesse sentido que os estudos serão desenvolvidos, pensando rigorosamente no sentido moral dos ensinamentos de Jesus, que são recursos terapêuticos dos mais elevados que a humanidade já teve acesso, explorando fontes do conhecimento doutrinário e conhecimentos considerados "ponte", como a filosofia, ciência e história da civilização.

Sejam bem-vindos nesse singelo espaço de reflexões!

Comentários